• A Filosofia no Ensino Médio 2019

Apresentação

O curso de extensão "A Filosofia no Ensino Médio - Capacitação em Ação 2019", oferecido pelo Departamento de Filosofia da UEM em parceria com o Núcleo de Educação de Maringá (NRE-Maringá/SEED), visa incrementar a formação e fortalecer a eficácia na docência de Filosofia dos profissionais atuantes na rede oficial de ensino do Estado do Paraná, na região sob a responsabilidade do NRE-Maringá. A formação inicial universitária, ao final da qual o docente alcança sua diplomação em licenciatura plena, por melhor que tenha sido ofertada e também apreendida, sempre carece de constante aprofundamento, aperfeiçoamento e atualização em face dos grandes desafios quotidianos da atuação docente no Ensino Médio.
São objetivos do curso:
1. Formar e estreitar laços de cooperação entre o Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Maringá e os profissionais atuantes na rede oficial de educação básica;
2. Oferecer aprofundamento, aperfeiçoamento e atualização dos conhecimentos filosóficos do docente de Filosofia atuante no Ensino Médio;
3. Aprimorar a aptidão de empatia dialógica, proporcionando um estado de receptividade necessário para abandonar (temporariamente) seu próprio ponto de vista e seguir uma argumentação, considerando provisoriamente válido um ponto de vista distinto do seu;
4. Desenvolver o apreço à dialogia, o respeito à opinião divergente e à argumentação válida e correta, sólida e cogente;
5. Debater, primordialmente, os problemas fundamentais da realidade, da existência e do conhecimento que só podem ser resolvidos pela análise racional apriorística.
6. Refletir de acordo com as melhores premissas metodológicas, temas do quotidiano, a partir do debate recorrente de temas filosóficos ou de quaisquer temas de modo filosófico.

As inscrições estarão abertas até a data de início de cada módulo, de acordo com a programação abaixo. Os participantes receberão certificação /das horas correspondente aos módulos dos quais efetivamente participaram, não sendo necessário frequentar o curso integralmente.

Taxa de inscrição: R$ 15,00 (clique aqui para gerar o boleto)

Formulário de inscrição: https://forms.gle/2STqoc1E9eZnU5Qm8

Estudantes da UEM estão isentos de taxa de inscrição.

Informações:

Secretaria do Departamento de Filosofia