• image
  • III Encontro de Fenomenologia

Apresentação

Primeiro evento realizado conjuntamente pelo Departamento de Filosofia e o recém-instalado Programa de Pós-graduação em Filosofia da UEM, o I Encontro de Fenomenologia congrega professores e pesquisadores de diversas universidades brasileiras, visando promover especialmente a integração e o diálogo entre as instituições e, especialmente, as instituições paranaenses, nas quais o estudo da Fenomenologia, uma das principais correntes do pensamento filosófico contemporâneo, é proeminente.

A temática escolhida - fenômeno / mundo – remete a dois conceitos chaves para o nascimento da fenomenologia: a compreensão do caráter fenomênico da realidade, isto é, da identidade de ser e aparecer, e a compreensão de que mundo é, precisamente, o que aparece ou é dado à compreensão. A discussão sobre o que constitui “mundo”, ou, de outra forma, a mundanidade do mundo, é ao mesmo tempo o traço comum que liga os esforços dos principais autores identificados com a corrente fenomenólogica – Husserl, Heidegger, Sartre, Merleau-Ponty – como também um traço divisivo, no qual se manifestam suas concepções originais e mutuamente irredutíveis da realidade. Falamos, certamente, do universo coerente dos objetos existentes que é pré-dado à subjetividade, o qual Husserl nomeia o “mundo da vida”; da estrutura do “ser-no-mundo”, na qual se concentra a analítica existencial proposta por Heidegger em Ser e Tempo; do entrecruzamento entre o visível e o invisível que Merleau-Ponty chama a “carne do mundo” - respostas à pergunta por como o mundo aparece.

O I Encontro de Fenomenologia se soma à tradição de eventos de âmbito nacional organizados pelo Departamento de Filosofia e, agora, pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia, com igual ênfase na pesquisa e no ensino e abertos ao público em geral.

Inscrições

O I Encontro de Fenomenologia concederá certificados para os participantes inscritos que frequentarem o mínimo de 75% das 16 horas/aula previstas.

Para realizar a inscrição, o interessado deve acessar o link abaixo e informar o código 3188.

Gerar boleto bancário

Valor da inscrição

acadêmicos: R$ 5,00

não-acadêmicos: R$ 15,00

Programação

Quarta-feira, 30 de Maio

09:00  

Mesa-redonda

"Temporalidade mundana em Heidegger"

Wagner Félix (UEM) 

"Temporalidade, historicidade e o acesso à história da Filosofia"

Alexandre Gomes Pereira (UFPR) 

"O ser-no-mundo e um mundo sem outrem: entre Heidegger e Tournier"

Eduardo Prado (UFF)

 

14:00

"Transcendência e Fundamento em Heidegger"

Libanio Cardoso (UNIOESTE)

15:30

"Derrida, Husserl e o problema da gênese"

Alberto Onate (UNIOESTE)

Quinta-feira, 31 de Maio

09:00

Mesa Redonda

"Drummond rima poesia mundo"

Cristiano Perius (UEM)

"A coisa extramundana: Rilke além de Heidegger"

Marco Antonio Valentim (UFPR)

"Corpo próprio e mundo percebido na fenomenologia de Merleau-Ponty"

Matheus Hidalgo (UFS)
 

14:00

"O conceito kantiano de mundo"

Joel Alves de Souza (UFPR)

15:30  

"O mistério do mundo"

Alfredo Antonio Fernandes (UFSC)

 

Joomla templates by a4joomla