• III Encontro de Fenomenologia

Apresentação

Datas: 28 e 29 de Maio de 2014
Local: Auditório da FADEC [clique aqui para abrir o mapa de localização]

O III Encontro de Fenomenologia é uma iniciativa do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Maringá. Em sua terceira edição, o evento contará com a participação de palestrantes convidados e abrirá inscrições para submissão de comunicações. O I Encontro de Fenomenologia, realizado em Maio de 2012, teve como tema “Mundanidade e o fenômeno mundo”, uma das questões centrais da pesquisa fenomenológica, e, tradicionalmente, porta de entrada para o ensino das questões fundamentais do pensamento contemporâneo e a crítica desenvolvida neste período à História da Filosofia em seu todo, especialmente a filosofia moderna. O II Encontro de Fenomenologia, realizado em Junho de 2013, teve como tema a questão do “Valor e verdade”, a qual tem peso especial para a filosofia contemporânea em seu todo, dada sua posição crítica em relação aos propósitos da metafísica moderna de estabelecer uma justificativa e razão para a realidade e o subsequente deslocamento do questionamento filosófico das questões sobre o fundamento para as questões da experiência humana concreta em suas mais diversas manifestações, seja discutindo a questão da validade do juízo na linguagem, o valor como objeto do exercício do poder e a fragmentação da experiência estética.

O III Encontro de Fenomenologia não delimitará sua temática nesta edição do evento, propondo-se a se estabelecer como uma ocasião de debate e discussão de toda a tradição fenomenológica, contribuindo para a difusão e divulgação da pesquisa na área de Fenomenologia e na formação geral dos acadêmicos de Filosofia e áreas afins.

Palestrantes convidados:

Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Torres Carrasco (UNIFESP)

Profa. Dra. Claudia Drucker (UFSC)

Prof. Dr. Libanio Cardoso (UNIOESTE)

Prof. Dr. Luciano Donizetti da Silva (UFJF)

 

Programação

 
                          Quarta-feira, 28 de Maio

08h30 –           Palestra
                          O papel fundante da arte em Heidegger
                          Claudia Pellegrini Drucker (UFSC)
 
10h00 –           Intervalo
 
10h30 –          Palestra
                         A Ilíada de Heidegger
                         Libanio Cardoso (UNIOESTE)
 
                        Sessão de Comunicações

14h00 –         A Fenomenologia Hermenêutica de Heidegger – Confrontação ou Apropriação da Fenomenologia Husserliana?
                        Roberto S. Kahlmeyer-Mertens (UNIOESTE)

15h00 –         A Questão da Subjetividade: um diálogo entre Heidegger e Kant
                        Eduardo Corrêa do Prado (UEM/CAPES)               

15h30 –          Intervalo

16h00 –          A Redução Fenomenológica enquanto Problema Filosófico Fundamental
                        Daniel Guilhermino (UFJF/PIBIC-CNPq)

16h30 –          Vida, Facticidade e Existência em Ser e Tempo
                        João Evangelista Fernandes (UEM/CAPES)

17h00 –          Fenomenologia e Ciências do Homem: um debate
                        Kátia Aparecida Poluca Proença (UFPel/PIBIC/FAPERGS)
 
                        Quinta-feira, 29 de Maio

08h30 –          Palestra
                        Pré-reflexão e percepção: a fenomenologia francesa
                        Luciano Donizetti da Silva (UFJF)

10h00 –          Intervalo
 
10h30 –          Palestra
                        Intencionalidade e tempo na Transcendência do Ego de J.-P. Sartre
                        Alexandre de Oliveira Torres Carrasco (UNIFESP)
 
                        Sessão de Comunicações

14h00 –          O Sentido da Alteridade na Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty
                        André Dias de Andrade (UFPR)

15h00 –          O sentido de diferença ontológica na filosofia de Heidegger
                        Marcos Antonio de Souza Brito (UNIOESTE)

15h30 –          Intervalo

16h00 –          Holzwege: A Virada do Caminho ou o Caminho da Virada?
                        Adriano Ricardo Mergulhão (UFSCar/CAPES)

16h30 –          Friedrich Nietzsche, em Humano, Demasiado Humano: Possíveis Caminhos entre a Psicologia e a Fenomenologia
                        Diogo Heber Albino de Almeida (UEM/FIO)

17h00 –          Foucault e a Fenomenologia: Aproximações e Distanciamento
                        Fernando Sepe (UFSCar/FAPESP)
 

Normas para submissão de trabalhos

Atualização: As inscrições para apresentação de trabalhos foram encerradas em 22 de Abril de 2014. As inscrições para participação como ouvinte estarão abertas até o dia 28 de Maio de 2014, conforme as instruções acima.

As inscrições para apresentação de trabalhos estarão abertas até 22 de Abril de 2014. As submissões deverão ser enviadas para o e-mail [ O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ] segundo as seguintes normas:

Os resumos deverão apresentar: um único parágrafo em formato .doc ou .odt; no mínimo 250 palavras e no máximo 500 palavras; Fonte Times New Roman e corpo 12; espaçamento entre linhas simples; alinhamento do parágrafo justificado; margem esquerda e superior 3 cm e inferior e direita 2,5 cm. Deverá ser indicado o TÍTULO DO TRABALHO, em caixa alta e negrito, com alinhamento centralizado; abaixo do título indicar o Nome do Autor e Instituição, indicando se docente ou discente, com alinhamento à direita; abaixo do autor indicar o endereço eletrônico para contato com alinhamento à direita.

Os autores receberão certificado de participação e apresentação de trabalho. Os trabalhos aceitos e a programação do evento serão divulgados no dia 25 de Abril de 2014. Os trabalhos apresentados serão publicados completos em formato eletrônico, nos Anais do III Encontro de Fenomenologia, com chamada de trabalhos própria, a ser divulgada posteriormente.

Valor das inscrições: R$ 20,00

O pagamento da taxa poderá ser feito na Secretaria do Departamento de Filosofia - UEM a partir de 25 de Abril e até a data do evento.

 

Normas para submissão do texto completo

Os textos completos deverão apresentar no mínimo 7 laudas (cada lauda com 30 linhas) e no máximo 30 laudas em formato .doc ou .odt; Fonte Times New Roman e corpo 12; espaçamento 1,5 entre linhas; alinhamento do parágrafo justificado, margem esquerda e superior 3 cm e inferior e direita 2,5 cm; as citações de até três linhas devem ser mantidas no corpo do texto, entre aspas; as citações de quatro ou mais linhas devem ser apresentadas em parágrafo próprio, sem aspas, com alinhamento justificado e deslocamento de 4 cm a partir da margem esquerda, fonte Times New Roman e corpo 10, espaçamento simples entre linhas; a referência da citação deverá ser mencionada entre parênteses utilizando o sistema autor-data, isso é, sobrenome do autor em caixa alta, ano da publicação e página, esses dados separados por vírgula; para explicações de extrema relevância que não cabem no corpo do texto será permitido utilizar notas de rodapé com numeração sequencial; as referências bibliográficas deverão aparecer após o texto com chamada especial e organizada em ordem alfabética conforme a norma 6023 da ABNT. Inicialmente deverá ser indicado o TÍTULO DO TRABALHO, em caixa alta e negrito, com alinhamento centralizado; abaixo do título indicar o Nome do Autor e Programa de Pesquisa (se houver) com alinhamento à direita; abaixo do autor indicar o endereço eletrônico para contato com alinhamento à direita. Abaixo do título e autor/programa de pesquisa/e-mail deverá ser incluído o resumo, conforme indicações acima descritas e no máximo 5 palavras-chave. O texto inicia após essas informações preliminares; conta-se o nº de páginas a partir da página do título incluindo-se as páginas da bibliografia. A correção da linguagem de acordo com a norma culta da língua portuguesa será de responsabilidade dos autores dos trabalhos.

 

Prazo

O texto completo dos trabalhos apresentados durante o III Encontro de Fenomenologia, contendo o resumo e referências bibliográficas, deve ser enviado até 31 de Julho de 2014 para o e-mail [ O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ]. Caso sejam necessárias alterações na formatação ou no texto, o trabalho será devolvido ao autor para correções.

 

INFORMAÇÕES

Secretaria do Departamento de Filosofia

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / Tel.: 3011-8925

www.dfl.uem.br

Joomla templates by a4joomla