• Banner VIII Semana de Pesquisa em Filosofia

Aula Inaugural

O Departamento de Filosofia e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia convidam para a Aula Inaugural do ano letivo de 2015.

Ministrante: Prof. Dr. Osvaldo Pessoa (USP)
Tema: Experimentos Mentais em Filosofia

Data: 17/03/2015
Local: Auditório do CCH - Bloco H-35

II Seminário de Pesquisa: Filosofia e Política Medieval

Mini-curso: Introdução à filosofia Medieval Árabe
Ministrante: Prof. Dr. Tadeu Verza (UFMG)
Data: 05 e 06 de Maio de 2014, das 8h30 às 11h30

Mesas de Debates: Pesquisas em andamento
Data: 07 de Maio, das 9h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00

Mini-Curso: O Tratado do Homem de Tomás de Aquino
Ministrante: Prof. Dr. Márcio Damin Custódio (Unicamp)
Data: 08 e 09 de Maio, das 8h30 às 11h30

Promoção: Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Departamento de Filosofia

Local: Auditório do Bloco H-35 (sala 07)

Inscrições na Secretaria do PGF
Bloco H-35, sala 003
Valor: R$ 20,00
Carga horária total: 30 h/a

VIII Simpósio de Filosofia da UEM

O VIII Simpósio de Filosofia da UEM ocorrerá entre os dias 24 e 27 de Setembro de 2013, no Auditório do Bloco H-35. A programação completa do Simpósio, bem como o Caderno de Resumos das comunicações, estão disponíveis na página do evento.

O VIII Simpósio propõe-se a abordar o tema do conflito entre liberdade e determinismo. Trata-se de um lugar comum, uma questão clássica, a qual é preciso revisitar, mesmo para ver se há sentido, ainda hoje no século XXI, tratar das coisas nos termos dessa questão. É algo que está na tópica da filosofia e que os nela interessados deveriam examinar. O evento, nesse sentido, visa proporcionar a alunos de graduação, pós-graduação, professores e interessados uma ocasião especial para aprofundar seus conhecimentos sobre esse tópico tão importante da filosofia.

As inscrições para apresentação de comunicações foram prorrogadas até 25 de Agosto de 2013.

II Encontro de Fenomenologia

O esforço conjunto do Departamento de Filosofia e do recém instalado Programa de Pós-Graduação em Filosofia em organizar o II Encontro de Fenomenologia visa à inserção destes órgãos no cenário filosófico nacional e ao diálogo mais próximo com as IES nacionais, assim como continua seu processo de internacionalização. Este diálogo tem como objetivos a cooperação na pesquisa acadêmica, através do intercâmbio de professores e alunos, e o fomento e divulgação dos trabalhos científicos, por meio de eventos e publicações. O evento contará com a participação de docentes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e University of North Carolina at Asheville, Estados Unidos.

II Semana de Pesquisa em Filosofia

O Departamento de Filosofia convida todo o público interessado a participar da II Semana de Pesquisa em Filosofia, na qual os alunos do curso de Licenciatura em Filosofia apresentarão comunicações sobre o estado atual de suas pesquisas. O evento terá lugar nos dias 03 e 04 de Abril de 2013, no Auditório do bloco H35, das 08h às 12h.
As comunicações são representativas dos diversos programas de pesquisa oferecidos pela UEM - tais como PIBIC, PIBIC-AF, PIC e PIBID - e refletem o compromisso do curso de graduação com a investigação filosófica acadêmica e a diversidade das linhas de pesquisa do DFL.
Este ano, participarão do evento também os alunos do curso de Mestrado em Filosofia, os quais terão o papel de moderar as mesas-redondas e debater as comunicações, promovendo maior integração entre a graduação e a pós-graduação.
Os textos completos estão disponíveis para leitura prévia junto com a programação do evento. Além disso, as comunicações serão publicadas posteriormente nos Anais daII Semana de Pesquisa em Filosofia, em edição online.
As inscrições para os ouvintes é gratuita, e será feita exclusivamente através do formulário de inscrição disponível na página do evento.
Confira aqui a página da II Semana de Pesquisa em Filosofia.
Maiores informações:
Secretaria do DFL
tel.: 3011-8925

IV Simpósio sobre o Ensino de Filosofia da UEM

O IV Simpósio sobre o Ensino de Filosofia reune pesquisadores, professores do ensino médio e estudantes para debater os desafios atuais que marcam o ensino de filosofia. Contando com a contribuição das experiências geradas no PIBID [Programa de bolsas de iniciação a docência] de filosofia de algumas universidades, o evento apresenta também práticas inovadoras no ensino de filosofia que estão sendo empregadas nas escolas. Com efeito, trata-se de um momento privilegiado para a reflexão sobre as práticas docentes e a aquisição de novas técnicas para o ensino de filosofia.

IV Simpósio sobre o Ensino de Filosofia